SISU Segundo Semestre 2020: INSCRIÇÕES, Requisitos

Muito se fala sobre o SISU no início do ano, mas pouco se fala sobre o SISU Segundo Semestre 2020 e nese época também abrem vagas para diversos cursos em inúmeras universidades. É preciso estar atendo a SISU Segundo Semestre 2020 e saber com se inscrever.

SISU Segundo Semestre 2020

SISU Segundo Semestre 2020

O SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

SISU segundo semestre 2020

O SISU abre suas inscrições duas vezes ao ano: primeiro e segundo semestre. Desta forma, o estudante poderá ter duas chances de entrar para uma universidade pública e, consequentemente, duas chances de participar da lista de espera, caso não seja selecionado para sua primeira opção de curso.

✓ Veja como acessar o resultado SISU 2020

O Sisu do meio do ano funciona da mesma forma que a primeira edição, mas há menos vagas disponíveis. Podem se inscrever todos que fizeram Enem no ano passado e não zeraram a redação.


Quem pode participar SISU segundo semestre 2020?

O sistema do programa é informatizado pelo Ministério da Educação na qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

O processo seletivo da SISU segundo semestre 2020 está disponível para os candidatos que:

  • Tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio no ano superior;
  • Não ter zerado a nota da redação.
  • Não tenham conquistado uma vaga no primeiro semestre.

Cronograma SISU segundo semestre 2020

Para participar do SISU segundo semestre 2020 o candidato precisa seguir os prazos para fazer a inscrição. Pelas datas também é possível saber sobre os resultados. É importante lembrar que as datas oficiais do SISU segundo semestre 2020 ainda não foram divulgadas, mas iremos nos basear nos anos anteriores. Confira abaixo:

  • 23/06 a 26/06: período de inscrições;
  • 29/06: resultado da chamada regular;
  • 29/06 a 07/07: prazo para participar da Lista de Espera;
  • 30/06 a 07/07: matrícula da chamada regular;
  • 09/07: convocação dos candidatos em lista de espera.

Inscrições SISU segundo semestre 2020

Se o estudante participou do Enem 2019 e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do SISU segundo semestre 2020.

✓ Saiba como se inscrever também na Lista de Espera SISU 2020

Para isso, basta informar o número de inscrição e senha do Enem no sitsisu.mec.gov.br. Caso o estudante tenha esquecido tais informações, elas podem ser recuperadas na página do Enem. As informações pessoais do candidato também devem ser confirmadas e/ou alteradas nesta etapa. 

Página inicial do SiSU 2019

Cursos SISU

Na tela “minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes.

Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “escolher este curso” para continuar.

Clique na imagem para ampliar

Modalidades SISU

Nesta fase, o candidato deverá indicar se ele irá participar do SiSU pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições.

Os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupos, conforme renda familiar e raça. Clique em “escolher esta modalidade” para continuar.


Contato SISU

Se ainda tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações sobre o SISU segundo semestre 2020, basta entrar em contato através do telefone ou site.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

SISU Segundo Semestre 2020: INSCRIÇÕES, Requisitos