Categorias
Outros

SISU 2020: Inscrições, Datas, Lista de Espera, Resultado SISU

Após a liberação das notas do ENEM, os estudantes ficam bastante ansiosos para a abertura das vagas do SISU 2020, pois será a partir dessa plataforma que os estudantes poderão se candidatar a vagas em todo o Brasil. Então se você deseja saber mais sobre como funciona o SISU 2020, continue lendo este artigo e entenda! 

 SISU 2020
 SISU 2020

SISU 2020 

O Sistema de Seleção Unificada, ou apenas SISU 2020, é uma plataforma online criada pelo Ministério da Educação (MEC), para facilitar os estudantes a entrarem em Universidades Públicas. 

SISU utiliza a nota do ENEM 2020 para que o candidato possa se inscrever e com isso concorrer a uma vaga no curso e unidade de Ensino Superior que bem desejar. 

Antigamente a praticamente todas as Universidade no brasil possuíam um vestibular único de admissão de novos alunos, assim tendo que os estudantes fazer um vestibular para cada Universidade que desejasse concorrer. 

A partir disso, o Governo decidiu criar o SISU 2020, do qual seria a única forma de entrada dos estudantes em Universidades Públicas, sendo a nota do ENEM do ano anterior, a forma de ingresso na plataforma. 


Quem pode se inscrever no SISU 2020? 

Para que você possa se inscrever no SISU 2020, você deve cumprir alguns requisitos mínimos, caso contrário, infelizmente não poderá se inscrever no programa. 

Veja a seguir quais são essas demandas exigidas pelo SISU: 

  • O estudante deve ter realizado o ENEM no ano anterior; 
  • Não tenha em hipótese alguma zerado a redação; 
  • O estudante deverá ter comparecido aos 2 dias de provas do ENEM no ano anterior. 

Caso você esteja de acordo com os pontos acima, você poderá se inscrever no SISU 2020 sem problemas. 


Data de abertura SISU 2020 

Anualmente o SISU 2020 abre suas inscrições poucas semanas após a liberação oficial das notas do ENEM, pois é a partir dessa nota que o candidato poderá concorrer a vaga desejada no SISU. 

A data de abertura geralmente ocorre no dia 22 de janeiro e o portal costuma ficar aberto até o dia 25 de janeiro. 

Essas datas servem para cadastro e mudança de cursos por desejo dos candidatos. E após isso fica cerca de 2 a 4 dias para fazer a análise completa antes de dar a resposta oficial dos aprovados. 

Porém, no último dia, ele é fechado de forma definitiva e não volta mais a abrir até a abertura da lista de espera sisu 2020.


Como funciona o SISU 2020? 

Durante o período em que o portal SISU 2020 está aberto, o estudante que prestou o ENEM do ano anterior, poderá se inscrever na plataforma em até 2 opções de cursos, além de poder altera-los quantas vezes quiser. 

O SISU 2020 funciona em 2 fases, a fase do dia e a fase da noite, entendo abaixo: 

  • Durante o dia, os candidatos podem se cadastrar na plataforma utilizando a nota do ENEM e poder fazer alterações nos cursos e unidades que deseja concorrer. 
  • Já na parte da noite, o sistema é fechado para qualquer acesso de candidatos, pois será nesse período em que o ranqueamento dos candidatos será feito. 

O candidato depois de cadastrar os 2 cursos em que deseja concorrer, poderá todos os dias mudar as suas opções, assim testando para ver em qual cenário poderá ter mais chances. 

Porém, no último dia em que o SISU 2020 estiver aberto, você deve deixar apenas as opções que você realmente deseja, porque após o seu fechamento oficial, ele não irá mais abrir para alterações. 

Sendo assim, os alunos que conseguirão ser aprovados no SISU, serão aqueles com as melhores notas. 


Cursos mais concorridos SISU 2020 

Todos os anos após a abertura do SISU 2020, existe naturalmente uma procura maior por parte dos estudantes sobre determinados cursos em relação a outros. 

Esses cursos acabam então por possuir uma concorrência gigantesca, o que faz com que as vagas diminuam em relação ao número de interessados. 

Veja abaixo os cursos mais procurados pelos candidatos e o número de inscritos na última edição do SISU: 

  • Medicina – 163.138 inscrições;
  • Direito – 146.001 inscrições;
  • Administração 99.257 inscrições;
  • Enfermagem 71.597 inscrições;
  • Pedagogia 68.994 inscrições;
  • Psicologia  63.310 inscrições;
  • Educação Física 56.001 inscrições;
  • Veterinária 47.755 inscrições;
  • Engenharia Civil – 46.872 inscrições;
  • Ciências Contábeis – 45.811 inscrições.

Vagas SISU 2020 

As vagas oferecidas no SISU 2020 são as mesmas oferecidas para cada curso em cada Universidade Pública em todo o Brasil. 

Sendo assim, o estudante pode concorrer a qualquer curso em qualquer lugar do país. 

O número de vagas ofertados pode mudar todos os anos de acordo com a disponibilidade de cada centro de Ensino Superior a receber novos alunos. 

Para ver o número exato de vagas ofertados pelo SISU 2020 no curso e Universidade que você deseja, acesse o site da Universidade onde você quer frequentar e poderá ver os números. 


Modalidade de cotas e ampla concorrência 

Ao realizar a inscrição no SISU 2020, você terá que escolher entre as opções de ampla concorrência e cotas, cada uma possui um tipo de público especifico. 

Entenda abaixo a definição das duas: 

Ampla concorrência SISU

A opção de ampla concorrência, é destina basicamente a todos os tipos de pessoas que desejarem concorrer por ela, porém, geralmente as pessoas que entram por essa modalidade são: 

  • Estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas particulares; 
  • Pessoas das quais não possuem baixa renda e não estão cadastradas em nenhum programa social do Governo. 

Novo sisu

Cotas SISU 2020

Diferente da modalidade acima, as vagas destinadas aos candidatos cotistas são bem mais especificas, pois são destinadas a certos grupos sociais, veja abaixo: 

  • Destinada a alunos que Afrodescendentes, pardos ou indígenas; 
  • Alunos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em particular com bolsa integral; 
  • Estudantes que possuam renda uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio mensal. 

Como se inscrever no SISU 2020? 

Deve-se mais uma vez lembrar de que, o SISU é uma plataforma online, por tanto, não existe outra maneira de se candidatar as vagas oferecidas no SISU, sem ser pela internet. 

Com isso, veja abaixo um passo a passo de como se inscrever na plataforma: 

  • Você deve acessar a página oficial do SISU, ou clique aqui

SISU

  • Depois clique em “Inscreva-se” no canto superior direito; 
  • Faça login com a sua inscrição e senha do ENEM; 
  • Confirme os seus dados de contato; 

SISU 2020

  • Faça a inscrição do seu curso em “primeira opção de curso”; 
  • E depois repita o processo em “segunda opção de curso”. 

Pronto, você estará inscrito no SISU e já está concorrendo a vaga do curso e na unidade que você escolheu, em ambas as opções. 

E lembrando que caso você seja aprovado na primeira opção de curso, a segunda opção será automaticamente descartada. 


Documentos SISU 

Caso você seja aprovado na seleção do SISU 2020, você deverá comparecer na Universidade que você escolheu para oficializar a sua matrícula. 

Veja abaixo a lista de documentos que você irá precisar: 

    • RG e CPF; 
    • Certidão de Nascimento ou Casamento; 
    • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Ficha 19), ou Histórico Escolar; 

 

  • Certificado de Reservista (somente para os homens); 
  • Foto 3 x 4; 
  • Título eleitoral; 
  • Auto declaração de baixa renda (Para alunos cotistas) 

Pronto, com esses documentos em mãos, você poderá realizar tanto a inscrição online quanto a matricula presencial. 

ATENÇÃO: todos os documentos descritos acima, deverão ser entregues em cópia e original. 


Primeira e segunda chamada SISU 2020 

O SISU 2020 possui em seu programa, duas formas distintas em tempo de entrada nos cursos, para os alunos que foram selecionados. 

Entenda como funciona as entradas do SISU 2020: 

  • A primeira chamada regular é feita para convocar os alunos que foram classificados já de início. 
  • Enquanto a segunda chamada ocorre algum tempo depois, que é quando o Ministério da Educação convoca os alunos restantes para que se inscrevam presencialmente nas unidades. 

Nota de corte SISU 2020 

A nota de corte do SISU 2020, da qual é o pesadelo de muitos estudantes, nada mais é do que a nota mínima necessária para que o estudante possa concorrer a uma vaga do curso desejado. 

Após a abertura do SISU, os estudantes irão naturalmente se candidatar as vagas, com isso, o sistema irá fazer um cálculo sobre as notas cadastradas em cada curso e exibir uma nota média. 

Essa nota média é a chamada Nota de corte SISU, pois é a partir dessa nota que o candidato poderá saber se possui ou não chances reais de conquistar a vaga que tanto deseja. 

rsultados sisu

A nota de corte pode variar bastante dependendo do curso e da Universidade Pública para a qual você está concorrendo, pois, a nota costuma ser bastante alta ou baixa de acordo com o número de inscritos. 

 Assim, para os cursos que são muito concorridos como Medicina, a nota tende a ser bastante elevada, porém costuma ser baixa para cursos com pouco número de inscritos, como no caso de algumas licenciaturas. 

Dessa forma, a nota de corte é nada mais do que a nota mínima para a candidatura de determinado curso, porém, se sua nota está acima da de corte, isso não quer dizer que você irá conseguir uma vaga, apenas que tem chance. 


Resultado SISU 2020 

Logo após o fechamento definitivo do SISU 2020, o resultado oficial será lançado apenas alguns dias depois e você poderá saber se foi aprovado ou não na chamada regular. 

Para isso, basta ir em seu site e conferir o resultado SISU com seu login. 


Lista de espera SISU 2020 

Caso você não seja selecionado para as chamadas regulares do SISU, não precisa ficar preocupado, pois ainda há chances de você entrar na Universidade e curso que deseja ainda no mesmo ano. 

Isso é graças a lista de espera. Você poderá se inscrever nela logo após ocorrer a primeira e segunda chamada regular do SISU 2020. 

Após a sua inscrição na lista de espera, você irá continuar na disputa por uma vaga, pois há muitos casos os candidatos aprovados acabam por desistir ou nem sequer vão fazer a matrícula presencial. 

Dessa forma, as vagas acabam por serem repassadas a quem está na lista de espera. 

A funcionalidade dessa lista é similar à do SISU, pois os alunos com as notas mais altas terão mais chances de conseguir essas vagas remanescentes SISU

Veja abaixo como se candidatar para a lista de espera: 

  • Logo após o resultado ser divulgado da seleção regular, acesse a página do SISU novamente, ou clique aqui

SISU 2020

  • Faça login novamente em sua conta; 
  • Caso você não tenha sido selecionado, o programa libera opção de se inscrever na lista de espera SISU. 

Após isso, você voltará a concorrer a vaga que você deseja, porém, na lista de espera você só terá 1 opção de curso disponível para disputar. 


Cronograma SISU 2020 

Para que você não perca nenhum processo de entrada, o SISU 2020 disponibiliza todos os anos para os estudantes um cronograma completo com todas as datas de cada processo eferente ao programa. 

Veja abaixo o calendário SISU 2020: 

  • 22/01 a 27/01 

Período de inscrições 

  • 28/01 

Resultado da chamada regular 

  • 29/01 a 05/02 

Prazo para participar da Lista de Espera 

  • 30/01 a 04/02 

Matrícula da chamada regular  
Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. 

  • 07/02 

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data. Pronto, com isso em mãos, você não deverá perder nenhuma data do processo de seleção de novos alunos do SISU 2020. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *