Simulador SISU 2020: Nota de Corte SISU, Cálculo, Cursos

Uma ferramenta bem importante para os candidatos as universidades federais é o simulador SISU 2020, com ele é possível conhecer os cursos e universidades possíveis com determinada nota. Preparamos tudo que precisa saber para usufruir do simulador SISU 2020, basta ler esse post até o fim.

simulador SISU 2020

Simulador SISU 2020

A nota de corte preocupa diversos estudantes que se dedicam para conquistar uma bolsa de estudos por meio do SISU, por isso conhecer o simulador SISU 2020 pode ajudar nesse processo.

O SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante o período de inscrição SISU 2020, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo SISU em cada curso, por modalidade de concorrência. 


Notas de corte SISU 2020

A nota de corte do SISU 2020 é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada. Ela é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e no número de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.

Ou seja, o sistema verifica a nota do Enem de todos os candidatos que concorrem a uma vaga naquele curso específico, naquela modalidade de concorrência e mostra qual seria a nota mínima para conseguir se classificar.


Simulador SISU 2020

Aqueles que fizeram o ENEM de 2019 e estão interessados em conhecer as notas de corte SISU 2020 podem utilizar o simulador SISU 2020 para que tenham uma ideia de quais são os melhores cursos e faculdades de acordo com sua nota.

Com essa informação, o estudante tem mais chances de acertar nas opções de cursos e universidades e entender como funciona o resultado SISU 2020, já que saberá a média da nota de corte e saberá também se tem ou não chances na disputa por aquela vaga escolhida.


Como calcular média do ENEM?

Para saber suas chances em uma vaga do SISU, precisará saber sua média do Enem, para calculá-la e saber se ela está acima ou abaixo da nota de corte do curso escolhido, a conta é simples. Basta somar as notas de todos os cadernos e dividir pelo número de cadernos.

Por exemplo:

  • Redação: 850;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 730;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 670;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 800;
  • Matemática e suas Tecnologias: 820.

Resultado: 850 + 730 + 670 + 800 + 820 = 3.870 / 5 = 774

Essa é a média do Enem e é utilizada na maioria dos vestibulares do SISU.


Como usar o simulador SISU 2020

Existem inúmeros sites que oferecem esse tipo de simulador, mas para que você tenha uma ideia de como funciona o Simulador SISU 2020, utilizamos o site Quero Bolsa. Ele que atualmente é um dos sites mais usado pelos estudantes que desejam utilizar esta ferramenta. 

Siga as instruções abaixo:

  • Nesta página, informe os dados solicitados:
    – Curso pretendido;
    – Nota do Enem;
    – Cidade;
    – E-mail.
  • Com todos os campos preenchidos, basta apenas clicar em “Consultar”.
  • Nessa área você verá as informações que precisa sobre a nota de corte, nota máxima e nota mínima para o curso escolhido.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Simulador SISU 2020: Nota de Corte SISU, Cálculo, Cursos