Inscrições SISU 2020: Cronograma, Datas, Passo a Passo Inscrição

O alunos que sonham com uma vaga nas universidades federais se candidatam através das inscrições SISU 2020. São inúmeras oportunidades disponíveis em todo o Brasil e que há alguns passos de distância, existe uma grande concorrência mas com dedicação é possível chegar lá, aqui vamos falar tudo sobre as inscrições SISU 2020.

Inscrições SISU 2020

Inscrições SISU 2020

Se você é um dos futuros acadêmicos que está em busca de uma vaga em uma grande universidade federal, esse post é exatamente para você, saiba tudo sobre inscrições SISU 2020, cronograma, locais e etc.

Entenda o SISU 2020

Sistema de Seleção Unificada (SISU 2020) é uma plataforma digital no ar desde janeiro de 2010 sendo desenvolvida pelo Ministério da Educação brasileiro e utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para se inscreverem nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente, com uma certa porcentagem de suas vagas, à nota do ENEM como forma de ingresso, em substituição ao vestibular.

O sistema tem por base o mesmo projeto do Programa Universidade para Todos, e sua dinâmica é por turnos. Durante o dia, fica aberto a seleção e modificação por parte dos estudantes e na madrugada (23h:59min às 01h:59min) é fechado à edições. Neste momento o sistema gera o ranking classificatório. 


Quem pode realizar as inscrições SISU 2020?

Qualquer aluno pode se inscrever no SISU, basta ter feito o Enem no ano anterior e obtido nota acima de zero na redação, ter o número de inscrição e a senha do Enem em mãos e caso tenha se esquecido de alguma dessas informações, o candidato poderá recuperá-las no site do Enem.

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos – neste caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação no momento da inscrição.


Documentos necessários inscrições SISU 2020

Sendo aprovado (a) no SISU será necessário comparecer a universidade, com a relação de documentos a seguir:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Certificado de Reservista para os homens;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou seu histórico escolar.

Calendário do SISU 2020

O calendário oficial para 2020 ainda não fui divulgado, mas iremos nos basear nos anos anteriores e assim que confirmado atualizaremos aqui.

  • Inscrições: 22/1 a 25/1
  • 1ª chamada: 28/1
  • Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
  • Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

Inscrições SISU 2020 (passo a passo)

Para fazer suas inscrições SISU 2020 basta conferir o passo a passo que criamos para você, futuro universitário!

Até o fechamento do artigo ainda não estava liberado o período de inscrição, por isso serão utilizados exemplos do ano anterior para lhe guiar. 

Clique aqui e seja levado ao site oficial do SISU!

  • 1º Passo
    Antes de começar sua inscrição é necessário conferir com atenção os seus dados para que o sistema do SISU entre em contato com você;

*Preencha o número de Inscrição do ENEM e Senha do ENEM

  • 2º Passo
    Ao clicar em “fazer inscrição”, escolha até duas opções de cursos (pode ser diferentes universidades);

  • 3º Passo 
    Escolha a modalidade que deseja concorrer no SISU: cotas ou livre concorrência;

  • 4º Passo
    Confirmar sua inscrição SISU 2020 para poder concorrer as vagas que foram escolhidas por você e aguarde o dia do resultado!
  • Depois é só aguardar para conferir o resultado!

Contato SISU

Para mais informações ou outras dúvidas entre em contato através do telefone ou site.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Inscrições SISU 2020: Cronograma, Datas, Passo a Passo Inscrição